Iris Power MDSP3
Monitoramento de motores de indução
O MDSP3 detecta falhas no enrolamento da gaiola do rotor, incluindo barras do rotor quebradas, anéis de curto rachados e entreferros desiguais.
Características
Algoritmos Avançados: para prever com precisão o deslizamento operacional a partir da corrente medida. Os cálculos de deslizamento também podem ser feitos sob diferentes cargas.
Simplicidade: pode detectar falhas no enrolamento da gaiola e excentricidade com o uso de um único sensor de corrente do tipo clamp conectado ao lado secundário do transformador de corrente do motor de 50 ou 60 Hz; ou em torno de um dos condutores de fase.
Confiabilidade: Reduz o risco de indicações falsas ao distinguir entre ruído e problemas legítimos nas barras do rotor, com um piso de ruído superior a 100 dB.
Medições on-line: Todos os testes são feitos on-line, em menos de 75 segundos no modo normal, para encontrar problemas antes que causem danos adicionais ao motor.
Alcance e precisão: Pode testar motores com precisão sob condições de carga variáveis e inclui duas sondas de corrente para cobrir uma faixa mais ampla de corrente de 5A a 1000A.
Portátil e seguro: Necessita apenas de uma entrada de uma sonda de corrente acoplada diretamente a um dos condutores de fase ou ao lado secundário de um TC no MCC do motor ou disjuntor. O processador é alimentado através da conexão USB ou fonte de alimentação de 100 a 200 V 50/60 Hz.
Opções
Unidade de aquisição de dados robusta com sistema operacional Windows e software pré-instalado para o Iris Power MDSP3 (Panasonic Toughbook ou similar)
Aplicações
Dano ao núcleo do rotor: Barras quebradas causam aumentos locais de temperatura e arcos, levando a danos no núcleo do rotor.
Degradação prematura dos rolamentos: Barras do rotor quebradas causam oscilações de torque e velocidade no rotor. Isso degrada os rolamentos.
Movimento e falha da barra do rotor: Barras do rotor quebradas podem se levantar do slot do rotor devido à força centrífuga ou pedaços delas podem quebrar e causar uma falha no enrolamento do estator.
Dobramento do rotor: Grandes bolsões de ar nos enrolamentos do rotor causam expansão não uniforme das barras, levando ao dobramento e desbalanceamento do rotor.
Excentricidade do rotor: Para o rotor girando fora do centro, tanto a excentricidade estática quanto dinâmica em conjunto com o puxo magnético desbalanceado resultante podem levar a: 1) altos níveis de vibração devido ao desbalanceamento do rotor, 2) um rotor que esfrega contra o orifício do estator, o que pode causar uma falha no enrolamento do estator.